Homem de Ferro | O início do reinado de Tony Stark

De modo geral, filmes de super-herói, a fim de corresponder às expectativas da audiência, costumam trilhar caminhos narrativos relativamente fáceis de serem seguidos; felizmente, porém, essa nem sempre é a regra, vide Homem de Ferro. A referida produção, embora também lance mão dos tradicionais clichês do subgênero, consegue, ainda assim, apresentar um diferencial qualitativo significativo. Isso porque, aqui, o que mais chama a atenção do público não é o herói em si, e nem os muitos de seus incríveis atributos, mas sim seu alter ego, Tony Stark, vivido com grande carisma e enorme leveza pelo excelente Robert Downey Jr.

Tornando-se o Homem de Ferro

(Paramount/Divulgação) – Stark dá o start no Universo Marvel.

Na trama de Homem de Ferro, Stark é um gênio tecnológico e herdeiro bilionário de uma indústria armamentista. O magnata, entretanto, quando sequestrado por uma milícia no Oriente Médio, é obrigado a construir um míssil para satisfazer os desejos ensandecidos de um líder terrorista. Enquanto é mantido cativo numa caverna, ele cria, em segredo, e com a ajuda de seu companheiro de prisão, uma armadura especial. Oportunamente, a engenhoca – que proporciona a conveniente e providencial habilidade de voo – lhe permite abrir fogo contra seus algozes. Como resultado, Stark termina escapando do lugar.

Curiosamente, somente após uma crise de consciência, na qual percebe a contribuição de suas indústrias para o recrudescimento da violência no mundo, Stark resolve aperfeiçoar sua criação (a armadura) e, enfim, utilizá-la como instrumento de combate aos mesmos males que, de certa forma, fora o responsável por fomentar. Desse modo, assume a identidade do Homem de Ferro.

Como aliados de Stark, apenas a assistente pessoal – e interesse amoroso – Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e o amigo James Rhodes (Terrence Howard), este último ligado à Força Aérea dos EUA. Em seu círculo íntimo, também há a influência de Obadiah Stane (Jeff Bridges), o administrador das Indústrias Stark. Uma conspiração, no entanto, aos poucos vai tomando forma, levando o exótico bilionário a uma acirrada luta contra um surpreendente oponente.

Excentricidade é a alma de Stark

crítica do filme Homem de Ferro
(Paramount/Divulgação) – Pepper Potts passando por uma situação indigesta.

Dirigido por Jon Favreau, Homem de Ferro é uma obra ágil e agradável, e que, consequentemente, prende a atenção do espectador do começo ao fim. Decerto, o interesse do longa repousa, sobretudo, na figura do excêntrico Tony Stark. Dessa forma, a história, acertadamente, foca na rica e egocêntrica personalidade de seu protagonista. Some-se a isso a ótima interação entre Downey Jr. e Gwyneth Paltrow, que, entre outras, protagonizam a cena mais divertida do filme – quando Pepper Potts recebe a inusitada incumbência de trocar o equipamento acoplado ao peito de Stark.

A primeira estrela na constelação

(Paramount/Divulgação) – Tony Stark e Obadiah Stane em destaque.

Com bons e espertos diálogos, e certa dose de humor – que, por sorte, nunca descamba para a comicidade total e gratuita -, acompanhamos a evolução tecnológica da armadura utilizada pelo Homem de Ferro. Dessa forma, somos, gradativamente, seduzidos pela personalidade hipnotizante do protagonista e, à medida que este evolui moralmente, passamos, cada vez mais, a nos identificar com ele.

No fim, a versão cinematográfica de Tony Stark é, sem dúvida, o maior triunfo de Homem de Ferro, sendo, portanto, uma criação capaz de galgar Robert Downey Jr. a um novo patamar de estrelato. Ademais, como um brinde para o espectador paciente, a obra ainda apresenta a primeira cena pós-créditos da era Marvel.

Então, pegue sua pipoca e seu refrigerante, ajeite-se na poltrona, faça silêncio e… shhhhhh… um BOM FILME pra você!

P.S.: a canção homônima do Black Sabbath está em Homem de Ferro


Assista ao trailer (legendado em português)


HOMEM DE FERRO BR

Iron Man US

[Ficha Técnica]

Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges, Terrence Howard, Shaun Toub, Leslie Bibb, Jon Favreou, Paul Bettany, Faran Tahir, Sayed Badreya, Clark Gregg | Direção: Jon Favreou | Ano de Lançamento: 2008 | Gêneros: Ação, Aventura, Fantasia, Ficção Científica | Duração: 128 min. (2h08) ¹ | Classificação Indicativa: 12 Anos ² | País de Origem: Estados Unidos | Distribuição: Paramount | Disponibilidade em Streaming ³: Disney+

¹ Tempo aproximado

² [ATENÇÃO!] Confirme as informações detalhadas sobre classificação indicativa na plataforma escolhida para assistir ao filme, série ou doc

³ O acesso ao conteúdo requer a assinatura do serviço sugerido


Para encaminhar uma mensagem ao blog, clique aqui.


Para ler outros textos, volte à página inicial ou acesse o menu lateral.


Descubra mais sobre BOM FILME!

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

error: Content is protected !!

Descubra mais sobre BOM FILME!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading