Em Parasita, o diretor Bong Joon-ho, ao expor a desigualdade econômica na Coreia do Sul, desnuda, com absoluta perspicácia, o terrível abismo social existente no país asiático. No entanto, ao retratar uma realidade comum a tantos lugares, o cineasta consegue, com eficácia, utilizar esse microcosmo como reflexo de um sem-número de situações semelhantes ao redor do globo. Assim, a obra se torna de fácil assimilação ante uma multidão acostumada a testemunhar a separação entre ricos e pobres ficar cada vez maior.
Conhecendo os Ki-taek e os Park
Na trama de Parasita, os quatro membros da família Ki-taek estão desempregados, vivendo num cubículo subterrâneo e, portanto, em condições deploráveis. A situação de precariedade, entretanto, parece estar com os dias contados quando o filho mais novo, Ki-woo, ao se passar por professor de inglês, consegue tomar parte no cotidiano dos Park, uma família rica. Então, tem início um plano audacioso de infiltração dos demais membros da família Ki-taek, que, ocultando seus laços e fazendo uso de armações, também passam a integrar a rotina da família abastada. Mas, quando um obscuro segredo outrora oculto na opulenta mansão dos Park vem à tona, as mentiras da família Ki-taek começam a cobrar um preço muito caro.
O significado do título “Parasita”
Em biologia, o termo parasita é utilizado para designar um organismo que se aproveita de outro a partir do momento em que vive dentro deste para se alimentar, o que pode causar danos ao segundo. Disto, surge a conotação popular: indivíduo que vive à custa alheia.
De acordo com Bong Joon-ho, o título escolhido tem dupla função: descrever a ação da família Ki-taek, em sua tentativa inescrupulosa de nutrir-se dos Park, e denunciar a própria família Park, que explora os mais pobres através de relações de trabalho. Aliás, numa sociedade completamente adoecida, essas relações, segundo o próprio diretor, configuram-se como a única forma de relacionamento possível entre pobres e ricos.
Simbolismos em “Parasita”
O trabalho de direção de arte é fundamental para compreender, em termos simbólicos, a mensagem de Parasita. Durante sua projeção, são construídos signos que representam visualmente o desequilíbrio econômico entre as duas famílias protagonistas. Enquanto os membros da família Ki-taek vivem, como ratos, abaixo do nível do chão – portanto, sob condições totalmente insalubres – e dividindo um espaço diminuto, a mesma quantidade de membros da família Park tem à sua disposição um espaço amplo, situado muito acima do nível da rua – afinal, os mais pobres estão sempre sendo “pisados” pelos mais ricos. Ironicamente, até o vaso sanitário dos Ki-taek está acima de suas cabeças – uma sutil insinuação do real valor que a sociedade reserva a essas pessoas.
As enormes escadarias externas que os Ki-taek têm de descer para chegar em casa ilustram uma violenta e ultrajante assimetria. Nesse contexto, ajuda a corroborar a mensagem os modos distintos com que uma chuva torrencial afeta a rotina das duas famílias: enquanto, para uma, ela serve apenas como um elemento da natureza digno de contemplação, para outra, ela é uma catástrofe que traz perdas e dor. No caso dos Ki-taek, que antes desfrutavam de um banquete ilícito, imergir no esgoto significa despertar de sua frágil e efêmera ilusão.
Comédia, drama e suspense
Bem conduzido, Parasita transita habilmente por gêneros diversos: com ironia e espirituosidade, traz na comédia uma isca capaz de envolver o espectador; com intensidade, traz no drama momentos de verdadeira comoção; e, com mistério e surpresas, faz do suspense um incômodo elemento de perturbação. Ademais, contando com um elenco afiado, uma direção inteligente e um roteiro surpreendente, o filme traz reflexão e esclarecimento. É, por fim, cinema em alto nível.
Então, pegue sua pipoca e seu refrigerante, ajeite-se na poltrona, faça silêncio e… shhhhhh… um BOM FILME pra você!
Assista ao trailer (legendado em português)
PARASITA BR
Parasite US/Gisaengchung KR
[Ficha Técnica]
Elenco: Song Kang-ho, Choi Woo-shik, Park So-dam, Jang Hye-jin, Cho Yeo-jeong, Sun-Kyun Lee, Lee Jung-eun, Jung Ji-so, Jung Hyun-joon, Park Keun-Rok, Park Myung-hoon | Direção: Bong Joon-ho | Ano de Lançamento: 2019 | Gêneros: Comédia, Drama, Suspense | Duração: 132 min. (2h12) ¹ | Classificação Indicativa: 16 Anos ² | País de Origem: Coreia do Sul | Distribuição: Pandora Filmes | Disponibilidade em Streaming ³: Max / Prime Video / Telecine
¹ Tempo aproximado
² [ATENÇÃO!] Confirme as informações detalhadas sobre classificação indicativa na plataforma escolhida para assistir ao filme, série ou doc
³ O acesso ao conteúdo requer a assinatura do serviço sugerido
Para encaminhar uma mensagem ao blog, clique aqui.
Para ler outros textos, volte à página inicial ou acesse o menu lateral.
Descubra mais sobre BOM FILME!
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.